INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO,
TECNOLOGIA E PESQUISA EM SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

11 Mai

Profissionais da enfermagem são homenageados no Hospital da Criança, em Guarulhos


Profissionais da Enfermagem ganharam uma linda homenagem no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), em Guarulhos (SP), administrado pelo IDGT. Para comemorar o 12 de maio (Dia Internacional da Enfermagem) a equipe de capelania da unidade preparou um kit (mensagem, porta crachá e caneta) para presentear os trabalhadores deste setor.


Os kits foram entregues nos dias 7 e 8 de maio, durante os plantões diurno e noturno. “Em tempos de uma pandemia, continuamos pensando no cuidado com o cuidador. Sabemos bem o quanto as equipes têm se dedicado. Esta lembrancinha foi um meio de transmitirmos nosso carinho a todos vocês. Parabéns pelo Dia da Enfermagem. Estamos orando sempre para que vocês sejam fortalecidos”, disse Anália Rosa de Lima Silva, líder da capelania no HMCA.

A homenagem comoveu os funcionários. “Em nome de todas os colaboradores do HMCA quero agradecer a oportunidade de ganhar esta lembrancinha, em homenagem ao Dia da Enfermagem. É muito bom ser lembrada, pois essa é uma data especial. Estamos aqui na luta, firmes e fortes, pois escolhemos esta profissão e por meio dela trabalhamos para construir um futuro melhor para todos. Mais uma vez, muito obrigada”, agradeceu a enfermeira Simone da Silva Santos.


Dia Internacional da Enfermagem
O dia 12 de maio tem significado importante na história da enfermagem. O motivo? Foi nessa data, em 1820, que nasceu a profissional que é provavelmente a mais reconhecida da área, Florence Nightingale. A fama é mais do que merecida: considerada a fundadora da enfermagem como conhecemos hoje, foi pioneira no tratamento a feridos de guerra e criadora da primeira escola de enfermagem do mundo, no Hospital St. Thomas, em Londres. Tamanha era sua vigia dos feridos, que passou a ser chamada de “dama da lâmpada” e, por causa desse cuidado constante com os feridos, a enfermeira de origem inglesa se tornou a personificação de tudo o que a enfermagem representa.


“A Enfermagem é uma arte. E, para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso quanto a obra de qualquer pintor ou escultor, pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes, poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!” (Florence Nightingale)

No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, também comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

Nossos parceiros