INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO,
TECNOLOGIA E PESQUISA EM SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

26 Set

Hospital Pimentas Bonsucesso realizará 20 cirurgias de catarata neste domingo

O Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso (HMPB), em Guarulhos (SP), administrado pelo IDGT, inicia neste domingo, 27 de setembro, a realização de cirurgias oftalmológicas. Serão feitas 20 de catarata no primeiro dia. “Os pacientes passaram por consultas com nossos oftalmologistas e fizeram os exames necessários. Para auxiliar nos cuidados pós-cirúrgicos, todos receberão um kit com óculos escuro e os colírios que precisam ser usados na próxima etapa do tratamento”, explicou Ana Fabri, gerente de enfermagem do HMPB.

As cirurgias oftalmológicas, na modalidade de mutirão, serão realizadas no último domingo de cada mês, no hospital Pimentas Bonsucesso.


O que é?
A catarata e um processo de opacificação do cristalino, que é uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da catarata, ela se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho.

O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia. A catarata é responsável por 20 milhões de cegos no mundo, e no Brasil 350 mil pessoas apresentam cegueira por conta da doença. No entanto, a perda de visão é reversível com a cirurgia, que é um procedimento aprovado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Anvisa.

Cuidados pós-operatórios
Apesar de ser considerada simples, a cirurgia demanda alguns cuidados pós-operatórios. Na maioria dos casos, o tratamento é feito com colírios antibióticos e anti-inflamatórios. Além disso, o paciente também não poderá realizar nenhum tipo de esforço físico durante o período de recuperação e precisa usar o protetor acrílico pelo tempo determinado pelo médico. Também é de suma importância que o paciente não coce ou esfregue a região dos olhos, tome cuidado com a posição para dormir e evite piscinas durante certo período.

Nossos parceiros