INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO,
TECNOLOGIA E PESQUISA EM SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

15 Fev

IDGT inaugura brinquedoteca no PA Central, em Arujá

A criança hospitalizada geralmente passa por situações estressantes. Neste contexto, a brinquedoteca hospitalar exerce importante papel ao auxiliar no alívio da dor e da tensão por meio do carinho, diversão, desenvolvimento cognitivo e elevação da autoestima.

Consciente destes benefícios, o IDGT inaugurou na quinta-feira, 14 de fevereiro, uma brinquedoteca na pediatria do PA Central, em Arujá. “Estávamos vendo as crianças tristes e isso não é bom para o processo de recuperação. Com este novo espaço, pensado especificamente para o público infantil, as crianças voltam a praticar atividades prazerosas do dia a dia”, explicou Sonia Marcia Almeida Albuquerque, diretora geral dos contratos dos contratos do IDGT, em Arujá.

Além de diminuir a tensão e auxiliar no processo de recuperação, as atividades lúdicas ajudam a criar um vínculo entre a criança, a família e a equipe de saúde. “A brinquedoteca é uma importante aliada na humanização dos tratamentos dentro das unidades de saúde. Com ela, as crianças ficam mais alegres e seguras”, afirmou Ana Zélia D. Ribeiro, gerente assistencial do PA Central e uma das responsáveis pelo projeto, que foi desenvolvido em parceria com Simone Castro da Silva, enfermeira do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) da unidade. “Todos os brinquedos são laváveis e aprovados pela Anvisa”, lembrou a gerente.

Para criar a brinquedoteca, o PA Central recebeu doações e contou com o esforço de diversos profissionais que trabalharam no projeto. “Queremos agradecer a todos, pois sem este empenho conjunto nós não conseguiríamos viabilizar este projeto”, concluiu a diretora geral.

Nossos parceiros