INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO,
TECNOLOGIA E PESQUISA EM SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

0

Hospital da Criança e do Adolescente, em Guarulhos, inicia vacinação contra Covid-19 21
JAN

post main image

A vacinação contra Covid-19 no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), em Guarulhos (SP), administrado pelo IDGT, começou nesta quinta-feira, 21 de janeiro. A primeira pessoa a receber a CoronaVac foi o médico Carlos Alberto Gutierrez Ibanez, que atende na Sala de Emergência do hospital, local onde são recebidas as pessoas que podem estar contaminadas com o coronavírus. Ele também é o diretor clínico da unidade. “Esta vacina é um incentivo para continuar trabalhando e dar o melhor de nós para a população”, disse o doutor Ibanez.

Neste primeiro lote, o HMCA recebeu 320 doses da vacina. Estão sendo imunizados os profissionais que atuam na linha de frente (enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e técnicos de raio x). Todas as doses devem ser aplicadas até sábado, 23. Nos próximos dias, um segundo lote será enviado pela prefeitura para aplicação em outros grupos prioritários.


Quem também recebeu a vacina foi a médica Fernanda Fernandes de Moraes, que atende três vezes por semana na Sala de Emergência, além de cuidar dos colaboradores do hospital com suspeita de contaminação. “Esta vacina significa que dias melhores virão. Estou muito feliz por participar deste recomeço, deste marco histórico na área da saúde.”

Para garantir toda segurança, a vacinação está sendo acompanhada por profissionais preparados para orientar e cuidar dos colaboradores, caso haja qualquer reação adversa. O IDGT também fez informativos sobre quem pode ou não ser vacinado.


Neste primeiro dia, a doutora Ana Margarida Borges Moreira, que também atende na Sala de Emergência, foi mais uma que recebeu a primeira dose. “Esta vacina significa uma nova esperança, significa cuidado com todos que estão ao nosso redor.”

Guarulhos recebeu na quarta-feira, 20, 13.680 doses da CoronaVac. Elas começaram a ser distribuídas logo em seguida aos hospitais municipais para início da imunização dos profissionais que neles atuam.

Prefeito do município, Guti acompanhou a chegada dos imunizantes e falou de sua satisfação em iniciar a campanha. “Sinto-me aliviado por poder começar hoje a vacinação em Guarulhos. Sabemos que a quantidade é insuficiente, mas já é o começo de uma nova etapa em nossas vidas”, disse. Segundo Guti, a previsão é finalizar a aplicação dessas doses até terça-feira, 26, contemplando também os indígenas cadastrados no município. Em seguida, começará a imunização dos idosos acima de 75 anos de idade.

Nossos parceiros