INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO,
TECNOLOGIA E PESQUISA EM SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

0

Hospital Pimentas Bonsucesso realiza 52 cirurgias de catarata 03
MAR

post main image

O Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso (HMPB), em Guarulhos (SP), administrado pelo IDGT, realizou 52 cirurgias de catarata nos dias 27 e 28 de fevereiro. Diretor clínico do hospital, o doutor Radir Sabino Júnior destacou o trabalho realizado. “As cirurgias estão sendo feitas com todas as medidas de segurança necessárias. O Covid-19 continua presente e enfrentá-lo exige todos os cuidados.”

As cirurgias oftalmológicas foram retomadas no dia 27 de setembro, após a primeira fase mais aguda da Covid-19. Até o final de dezembro, 253 haviam sido feitas. Para realizá-las, os pacientes passam por consultas com oftalmologistas e fazem todos os exames pré-operatórios.

“A catarata é uma das doenças oculares mais comuns do mundo e uma das principais causas de perda de visão dos idosos. Aqui no Pimentas, no último final de semana de cada mês, a gente realiza mutirões de catarata. O procedimento precisa ser agendado”, explicou Rosana Pereira Vieira, gerente assistencial do HMPB.

Entenda
A catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias.

O pterígio é uma alteração na membrana transparente do olho, que é chamada de conjuntiva. Esta alteração costuma ser sobre a superfície do olho em direção à pupila e é por este motivo que é o problema é conhecido por “carne no olho”.

A Exérese de Pálpebra é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo retirar qualquer tumor, benigno ou maligno, das pálpebras.

Nossos parceiros