INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO,
TECNOLOGIA E PESQUISA EM SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

0

Ciapi realiza dinâmicas para integrar frequentadores 25
NOV

post main image

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), em Caraguatatuba (SP), administrado pelo IDGT desde 2017, tem realizado dinâmicas em grupo para promover integração social entre antigos e novos frequentadores do Centro Dia. As atividades presenciais no Ciapi foram retomadas no dia 8 de novembro, após ficarem suspensas mais de um ano de meio.

A aposentada Lair Herculano de Santana, 80 anos, é uma das frequentadoras do Centro Dia. “Conheci muita gente frequentando o Ciapi. Gosto muito de vir para cá porque sou muito bem acolhida e bem tratada. Tenho as pessoas daqui como minha segunda família”, afirma.

As dinâmicas, segundo a enfermeira Ticiane Baise dos Santos, são importantes para que os participantes possam interagir socialmente e ativar a memória. “Pedimos que cada um se apresente, diga o nome, cor preferida, comida preferida, o que gosta de fazer para que os demais conheçam um pouco sobre as características pessoais dos colegas”, explicou.

Gilson Lopes da Cunha, 52 anos, frequenta o Centro Dia há quatro anos. “Aqui me comunico com outras pessoas e é melhor do que ficar sozinho em casa”, comentou. Podem usufruir do serviço do Centro Dia pessoas cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos ou a renda individual do usuário seja inferior a dois salários mínimos. O Ciapi atende idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos. Elas recebem atenção integral, cuidados básicos e de higiene pessoal, alimentação, participam de jogos e atividades cognitivas.

Com informações da PMC

 

Nossos parceiros