INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO,
TECNOLOGIA E PESQUISA EM SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

0

Palestra encerra o Novembro Prata no Hospital da Criança 03
DEZ

post main image

O Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), em Guarulhos (SP), gerido assistencialmente pelo IDGT, encerrou o "Novembro Prata - Direito das Crianças e Adolescentes: Somos todos iguais" com uma palestra. O assunto foi levado aos colaboradores da unidade pela Equipe Psicossocial, por meio das estagiárias Graça Aparecida Mariano (Serviço Social) e Carla Gomes De Santis (Psicologia).

A campanha buscou discutir os aspectos legais de proteção da criança e do adolescente, divulgando a importância do tema aos que atuam em unidades pediátricas. "Fazemos os relatórios descritivos dos casos e o acolhimento, sem que haja nenhum tipo de avaliação ou julgamento dos fatos narrados pela vítima e familiares", explicou Carla De Santis. As informações, segundo a palestrante, são encaminhadas aos órgãos competentes para verificação dos fatos e condutas, sempre zelando pela proteção de todos os dados, que são sigilosos.

O Serviço Social, conforme Graça Mariano, pode atuar em parceria com a psicologia e também zela pelos direitos e deveres das crianças e adolescentes, identificando situações de risco ou vulnerabilidade. "Fazemos o acolhimento para que a criança se sinta confortável e consiga expor sua demanda. Por meio da escuta ativa, podemos identificar a necessidade, orientar e encaminhar a pessoa aos órgãos competentes."

Nossos parceiros